Bem vindos!!!

Bem vindos ao Jurassic Park! Um blog que vai lhes mandar para o passado para verem criaturas fantásticas e depois lhes trazer de volta ao século XXI para conhecer fatos que ocorreram em misteriosas ilhas à oeste da Costa Rica.

segunda-feira, 4 de fevereiro de 2013

Braquiossauro


Nome científico: Brachiosaurus altithorax e Brachiosaurus nougaredi;
Dimensões: 25 metros de comprimento, 15 de altura e 40 toneladas ( aproximadas );
Alimentação: Herbívora, folhas altas; 

© Ikessauro

© Ikessauro

   O braquiossauro é um animal sensacional. Antigamente, acreditava-se que você o maior dinossauro de todos os tempos, hoje, mesmo perdendo o posto para outros grandalhões como o Amphicoelias ou o argentinossauro, ainda é um dos mais famosos, amado pelas crianças do mundo todo. O "pescoço longo" é um saurópode, cujo nome deriva do grego, significando lagarto braço, foi descoberto em 1900 no colorado, EUA. Seu exótico nome é devido à sua estranha conformação anatômica, de ter "braços mais longos que pernas".

   [os braquis] eram herbívoros, passava o dia pastando na copa das árvores como as grandes coníferas da época com ajuda de seu pescoço descomunal e chegava a ingerir mais de 100 quilos de plantas por dia para manter seu metabolismo que devia ser regado com sangue quente e não sangue frio como nos répteis atuais. Segundo estudo um dinossauro como o Brachiosaurus com sangue quente chegaria a seu tamanho máximo em 10 anos, já um dinossauro de mesmo tipo de sangue frio levaria 100 anos pra chegar ao porte máximo. 
Braquiossauro, Patrick K. Pádilha, 2008

© Arte de Raúl Martin

   Apurações. Como muitos herbívoros da época, é provável que ele usasse gastrólitos, pedras estomacais, para facilitar a digestão. Sabe-se que em muitos fósseis foram encontradas tais rochas na região da "barriga", o que depois de muita contestação foi  aceito pela teoria da digestão. Durante muito tempo foi considerado que o saurópode não poderia ficar em pé em virtude de seu enorme peso, vivendo submerso, exceto pela cabeça, o que evidencia-se pelas narinas acima dos olhos. Tal qual diversas teorias arrogantes da juventude paleontológica, ela foi descartada, pois admitidos uma série de fatores que compensam tamanha vultosidade, como o sangue quente e as vértebras ocas; e impossibilidade de seus pulmões suportarem a pressão da água à 12 metros de profundidade. Tomando-se assim a funcionalidade da crista para um fim deveras mais elegante: a sonorização.

© Museu de Berlim

   O dino, como já foi dito é um ícone popular, tendo estrelado vários filmes, séries e livros. Jurassic Park, Caminhando com Dinossauros, Dinossauro da Disney, são exemplos, sempre retratados com as elegância e beleza que nos impressionam desde que os vimos na TV pela primeira vez e nos preguntamos a respeito de sua identidade.

© BBC

© Universal Studios

Esqueleto 

© Ambos Todd Marshal

   Já fazia um bom tempo em que não havia nada específico sobre dinossauros. Então resolvi por mãos à obra. Sabe, ter menos texto é uma tentativa de diminuir o estresse mesmo, ler aquelas páginas épicas que nunca acabam é sempre um estorvo e não ajuda na hora do leitor se interessar. O objetivo único e principal, é trazer a informação, o conhecimento, de maneira prazerosa que o estimule positivamente a retornar ao blog.
Obrigado. Espero que apreciem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe suas dúvidas e opiniões:

Total de visualizações de página

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *