Suposição da anatomia craniana do fóssil
- Nada confirmado, apenas a parte clara foi identificada -
Local do achado
O fóssil foi encontrado próximo ao município de Alfredo Marcondes, próximo a Presidente Prudente. A região, conhecida como Bacia Bauru, é uma verdadeira mina de achados, sendo ali encontrados muitos espécimes famosos como o lendário Baurusuchus.
O fóssil
Atribuído o crédito as universidades federais de Rio de Janeiro e Uberlândia, a peça constituí-se por parte do crânio. "Segundo Lílian Paglarelli Bergvist, do Laboratório de Macrofósseis da UFRJ e uma das coordenadoras da pesquisa, o fóssil de dinossauro foi encontrado quase que por acidente ( isso em 2009 - data de descoberta ), já que a investigação científica buscava inicialmente resquícios de mamíferos do período Cretáceo."¹ O achado é minúsculo, no entanto, felizmente, já é possível determinar sua identidade parcialmente: “Não sabemos a quem atribuir esse fóssil, pode ser até que seja uma nova espécie da família dos carcarodontossaurídeos que era restrita ao Brasil." Declara a coordenadora.
Os cientistas consideram que o carcarodontossaurídeo pudesse atingir o tamanho arredondado de um T-rex. O que, para as variedades brasileiras, uma grande conquista evolucionária.
Peça
© Cretaceous Research
Relevância científica
Se você já acompanha o blog a algum tempo deve saber que está é a parte onde eu critico os americanismos que, infelizmente, já atingiram o meio paleontológico. Hoje, entretanto, tentarei ser menos radical. Além do combate ao contrabando, esta campanha de conscientização é muito importante. Para as gerações que estão surgindo, para nós brasileiros, é estritamente hiperativo que tomemos tento de que não precisamos ir aos Estados Unidos ou à Europa para encontrar dinossauros. Para topar com um mundo que muito revelara e, ainda revelará, sobre o nosso passado. Sobre a nossa Evolução.
Aqui, como no caso do crustáceo cearense, estamos diante de uma grande descoberta. Um animal do que rivalizaria com o afamado tiranossauro. Um carcarodontossaurídeo, no Brasil! Pra quem não sabe, tecnicamente, é uma família de grandes terópodes quase que, exclusiva a África. Portanto pessoal, isto é quase que um apelo sincero. Um pedido. Não que devamos aprender a repelir as maravilhosas criaturas da América do Norte que tanto nos influenciaram, devido a colossal força americanista, hoje presente em nossa amada, mas desvirtuada, nação. Apenas devemos começar a prestar atenção ao fato de que nosso país também é uma mina de ouro, não só para a Paleontologia, mas para toda a Ciência.
Muito obrigado por me lerem. Espero de todo o coração que apreciem e divulguem.
Referência ¹: DinoWorld - Eric Drio
Fonte: Dino World
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe suas dúvidas e opiniões: