Bem vindos!!!

Bem vindos ao Jurassic Park! Um blog que vai lhes mandar para o passado para verem criaturas fantásticas e depois lhes trazer de volta ao século XXI para conhecer fatos que ocorreram em misteriosas ilhas à oeste da Costa Rica.

sexta-feira, 29 de janeiro de 2010

Espécies do Permiano

 Vegetação árida do Permiano

Dimetrodon, um terrível predador.É um réptil mamaliano pelicossauro.Se alimentava de outros pelicossauros os  edafossauros.O Dimetrodon viveu o início de uma grande catástrofe, mas no permiano inferior além de verões escaldantes também haviam invernos gelados. 

 Edafossauro era um pelicossauro como o dimetrodon seu predador. Eles possuíam uma estrutura chamada vela rica vasos sanguíneos. Quando eles erguiam a vela para o sol os vasos sanguíneos se aqueciam tornando o edafossauro e o dimetrodon mais ativos que os outros répteis.
                   

 Gorgonopsida,um terrível predador do permiano também é um réptil mamaliano mas não um pelicossauro.Ele é um parente distante de nossos ancestrais. Era a maior criatura terrestre de sua época.
      

Scutossauros um ancestral enorme das tartarugas,era herbívoro mas podiam causar danos piores do que um predador se encontrasse um pequeno lago um grupo desses animais  poderiam secá-lo em alguns dias.

 Dictodon nosso parente mas próximo de todas essas espécies. É graças a ele e à algumas outras poucas espécies que nós estamos aqui hoje para descobrir a história de todos os seres vivos,vou explicar porque:

Há 248 milhões de anos as  enormes florestas do carbonífero tinham se convertido em desertos extensos que cobriram todos os continentes que estavam unidos em um único.Nesse clima árido especialmente na Sibéria muitos animais tinham sido extintos, e foi nessa época que a Terra alcançou as temperaturas mais altas que um ser vivo já viu. Haviam manadas de Scutossauros que quando encontravam água logo a fonte secava e Gorgonopsidas espiavam as grandes manadas.Mas apenas atacam Scutossauros solitários, velhos ou doentes.Nesse clima viviam os Dictodons pequenos animais de 50 cm de comprimento sempre brigando por comida ou qualquer coisa. Apesar de viver em grupos eles não são sociáveis exceto com seus parceiros.
Eles viviam em buracos feitos na terra, pois em baixo da terra é bem mas fresco.Além disso haviam plantas que armazenavam água nas raízes dos quais eles se alimentavam e tomavam água. Pois quando ocorriam tempestades de areia ou quando o sol ficava insuportável eles eram obrigados a permanecer na toca.
 E é graças a isso que eles e outros animais sobreviveram e após novos processos evolutivos e extinções menores, formariam as espécies atuais.

6 comentários:

  1. além dos dictodons,que outros grupos de repteis,mamaliformes ou não,sobreviram a grande extinção do final do permiano?os gorgonopsidas foram completamente extintos no final do permiano,nenhum ramo deles sobreviveu a grande extinção?
    os edafossauros e dimetrodons foram extintos logo no começo do permiano?

    ResponderExcluir
  2. Não exatamente: haviam outros sobreviventes como o thrinaxodon, invertebrados como os nautílideos, anfíbios, insetos, ancestrais dos arcossauros (que inclui os dinossauros)como o proterosuchus, etc.

    ResponderExcluir
  3. Quanto aos gorgons(apelido) acho que não, todos os paleontólogos e documentários apontam para sua extinção completa.

    ResponderExcluir
  4. e quanto aos edafossauros e dimetrodons não provavelmente levou um tempo. Talvez no início da extinção com o as mudanças climáticas.

    ResponderExcluir
  5. Ah, só reescrevendo meu último comentário: Os Dimetrodons e Edafosaurus foram extintos no Permiano Inferior (começo) provavelmente pela mudança climática ou pela competição com mamaliaformes mais evoluídos.

    ResponderExcluir
  6. Ainda existiram alguns Gorgonopsídeos no início do Jurássico, mas foram extintos ficando os Therocephalias e os Cinodontes.

    ResponderExcluir

Deixe suas dúvidas e opiniões:

Total de visualizações de página

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *