Bem vindos!!!

Bem vindos ao Jurassic Park! Um blog que vai lhes mandar para o passado para verem criaturas fantásticas e depois lhes trazer de volta ao século XXI para conhecer fatos que ocorreram em misteriosas ilhas à oeste da Costa Rica.

sexta-feira, 7 de outubro de 2011

Paleontologia básica

   E aí fans de dinos! Como vão? Agora pouco, eu me toquei que o blog não tem, vamos dizer, um conteúdo de iniciação. O que? Isso mesmo. É claro que o blog não é de difícil compreensão e tal mais, eu imagino que um blog sobre paleontologia deva começar dando noções básicas de paleontologia, como um livro assim: Paleontologia para crianças. Então eu resolvi criar está postagem dando noções muito básicas de paleontologia, de fósseis e do PASSADO, para que quem não entende nada do assunto não precise ir procurar em outro lugar o que querem dizer tais coisas. 


Pale o quê?
   Primeiro quero explicar o que quer dizer PALEONTOLOGIA! Esta palavra, vem do grego e quer dizer:
   Simplificando, paleontologia é o estudo de uma Terra que já não existe mais, ou pelo menos não é igual. A paleontologia se baseia basicamente nos estudos de restos de seres vivos preservados ( na maioria das vezes animais ou plantas ), chamados FÓSSEIS.

O que é um fóssil?
   Um fóssil, eu como já disse antes restos de seres vivos que viveram no passado. 
Fóssil do famoso Tiranossauro   
   Mas como eles ficaram preservados?

A fossilização
   Existem vários meios de um animal ou planta ficar preservado por milhões de anos. O mais comum é a fossilização, que ocorre da seguinte maneira:
   O animal morre e os restos se decompõem, aí uma camada muito especial de solo, lama o recobre os ossos do animal, e depois mais camadas ( as seguintes podem ser diferentes ), então com a pressão, os minerais das rochas acabam penetrando nos ossos e eles viram, digamos, pedra.
  Outro tipo de fossilização é a impressão em rocha. As plantas só são preservadas desse jeito. Um tipo diferente de rocha encobre plantas e animais pequenos, e ao ser comprimido contra o solo mole, eles acaba fazendo um buraco, que contém até um leve pigmentação ( cor ). Ah às vezes, em ambos os casos o espécime morre por ser encoberto. Outro ¨Ah¨ é que esse é um processo raro então não é todo animal que vai ser fossilizado.
Como ocorre a fossilização
Fóssil de vertebrado
Fóssil de libélula
Fóssil de planta
Fóssil de peixe

Outros meios de preservação
  • Âmbar: É basicamente resina de planta ( aquele suquinho ), que escorreu, aprisionou um pequeno animal ( em geral são insetos, aracnídeos e rãs ) e depois fossilizou. O espécime dentro do âmbar é preservado porque perde todo o contato com meios externos, simplificando, não fica exposto ao ar, nem a bactérias, e nem a fungos ou umidade, e aí não se decompõe.

Âmbar 


  • Congelamento: Ocorre em regiões árticas ( principalmente na Sibéria e no Alasca ), onde há o permafrost. O permafrost é uma camada de solo, lama, que fica abaixo da superfície e nunca descongela. O animal morre, seu corpo é coberto por lama ( de rio, em todos os casos ), a lama congela e afunda. Nos dias de hoje, a porção de solo onde o animal estava acaba sendo erodida ( erosão - desgaste do solo, causado por água, vento ou gelo, neste caso por água ), e o espécime fica, amostra. Esta última parte é perigosa, pois o animal pode descongelar ou até atrair carniceiros. Restrições: como eu disse isso só acontece em regiões frias, e os animais preservados são em geral grandes mamíferos, da última Era do Gelo ( 70 à 10 mil anos atrás, mas os exemplares mais velhos só têm 45 mil anos.
Bebê mamute congelado
  • Mumificação: Este modo só ocorre em regiões áridas, pois para que o animal seja preservado, ele precisa desidratar após a morte, o que o protegeria do ataque de bactérias. Eu só ouvi falar de hadrossaurídeos ( dinossauros bico de pato ) encontrados mumificados.
  • Poços de Piche ou Alcatrão: Vários mamíferos do Pleistoceno ( anterior a 10 mil anos atrás ) ficaram preservados em poços de alcatrão nos EUA e Polônia. O animal fica preso no alcatrão, afunda e morre, e o alcatrão com suas propriedades anti-sépticas, acaba impedindo a decomposição do espécime. O poço de alcatrão mais famoso é o de La Brea, em Los Angeles, EUA, onde foi feito até um museu em volta pra exibir as espécies encontradas.
Poço de La Brea, com escultura de mamute e tudo!

Vestígios
   São evidências indiretas de organismos ou de suas atividades. Além dos citados abaixo, também há os coprólitos ( fezes fossilizadas ) e gastrólitos ( pedras que dinossauros herbívoros engolem para esmagar os vegetais em seu estômago e assim facilitar a digestão ).
Impressões


Pegadas

Ovos

Como se extrai fósseis?
   O fóssil, depois de encontrado é:
  1. O sedimento ( terra ) ao redor é retirado.
  2. Escava-se ao redor do fóssil formando um bloco de sedimento.
  3. É colocado ao redor do bloco uma manta de gesso e às vezes, uma cola especial para que o fóssil não se desmanche.
  4. O bloco do fóssil, coberto com gesso é levado a um laboratório, onde o fóssil será separado do sedimento e preparado para estudo.
Tá, mas e quanto ao PASSADO?
   Neste sentido específico, passado é basicamente, o tempo em que tais criaturas maravilhosas, que deixaram restos para que nós as estudemos, viveram. Esse tempo é denominado Tempo Geológico.
   É chamado assim porque o identificamos através de estratos, camadas de terra e terra já é um assunto de Geologia ( estudo da terra ), cada pedaço de terra, estrato camada corresponde a um pedaço de tempo geológico. Mas como sabemos, quanto tempo tem cada estrato?
   Por meio, principalmente, da datação do decaimento de isótopos radioativos dos fósseis encontrados naquela camada. Um exemplo de decaimento radioativo é o Urânio, ele é radioativo, então libera energia, e com o tempo perde massa, e ao fim de mais de 1 bilhão de anos ele vira chumbo, e é mais ou menos assim. O único desses isótopos que eu conheço, é o carbono-14, que não é muito bom, pois só data fósseis com menos de 50 mil anos. Assim depois de identificado o fóssil e de quando ele é, é possível identificar a camada, e também o contrário, se souber de quando é a camada, se encontra a idade do fóssil. Outra coisa é que o estrato mais novo fica acima do mais velho, de acordo com a deposição de sedimentos.

   O tempo geológico é dividido em éons, eras, períodos épocas e idades, que se baseiam nos grandes eventos geológicos da história do planeta. Se quiserem conferi-los, cliquem aqui.
Tempo Geológico e suas divisões

Importante!
  • Se encontrarem um fóssil não mexam nele! Você pode danificá-lo. Chamem um paleontólogo de instituição de pesquisa pra realizar a coleta e tombamento do animal.
  • Possuir ou comercializar fósseis é crime, então não compre, não venda e se encontrar algum, siga os passos acima.
  • Além disso, se ficarem com alguma dúvida, ou encontrarem algum erro, por favor deixe nos comentários.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe suas dúvidas e opiniões:

Total de visualizações de página

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *