Bem vindos!!!

Bem vindos ao Jurassic Park! Um blog que vai lhes mandar para o passado para verem criaturas fantásticas e depois lhes trazer de volta ao século XXI para conhecer fatos que ocorreram em misteriosas ilhas à oeste da Costa Rica.

quinta-feira, 6 de outubro de 2011

Tiranossauro

© Felipe Alves Elias
Esqueletos de Tiranossauros
© Scott Hartman
Ficha
Nome científico: Tyranosaurus rex
Significado do nome: Lagarto tirano rei
Alimentação: Carnívora
Tamanho: 12 à 13 metros de comprimento e 5 de altura
Peso: 5 à 8 toneladas
© Todd Marshal
©Patrick Krol Padilha
Onde ele viveu
©Patrick Krol Padilha
Quando viveu

História
   Os primeiros fósseis encontrados do animal foram 2 vértebras, em 1892 por Edward Drinker Cope, que o nomeara como Manospondylus gigas. Depois em 1900 o famoso paleontólogo Barnum Brown, um exemplar quase completo, que fora nomeado Dynamosaurus imperiosus. Então, em 1905, o curador do museu, Henry Fairfield Osborn, em que se encontrava o exemplar de Brown, decidiu trocar o nome do animal para o atual Tyranosaurus rex ( demonstraria a imponência e ferocidade do animal ), devido a forte popularidade do animal. Mas só em 1917, ao comparar as vértebras de Cope com o espécime de Brown, Osborn ( o curador ) constatou que eram o mesmo animal.
Fóssil de T-rex

Descrição
   O tiranossauro era um grande terópode. Seu pescoço era forte e musculoso, para sustentar a enorme cabeça ( de até 1,5 metro de comprimento ), a cabeça tinha, por sua vez, a parte frontal afunilada, para possibilitar que o animal tivesse visão binocular, e na parte de trás era larga, forte e cheia de potentes músculos que davam ao tiranossauro, a capacidade de morder com uma pressão de 4 toneladas.
   Outra característica marcante do animal são os braços minúsculos, embora fortes ( proporcionalmente ), que possuíam ao todo 3 dedos, sendo um apenas vestigial. As pernas pelo contrário eram incrivelmente fortes, e deveriam ser considerando que eram a única maneira do animal se locomover, na verdade, muitos cientistas concordam que elas seriam a maior fraqueza do tiranossauro, pois se a machucasse de qualquer forma, estaria fadado a morte.
   A cauda também era bem forte, sendo que possuía quase 40 vértebras e a importante função de equilibrar o peso do crânio. Por falar nisso, o crânio possuía aberturas fenestrais ( aqueles buracos ), ossos ocos, para dar leveza e mobilidade e também ossos fundidos, o que aumentava a resistência do crânio. A boca era na parte superior em forma de U, o que permitia maior área de mordida, e claro pra não esquecer, os dentes deste temível predador, que passavam de 20 centímetros, o que quase atravessaria o corpo de um homem. Os dentes eram curvados e isso junto com a forma da boca ajudava a segurar a presa e tinham uma pequena borda serrilhada, o que ajuda a rasgar a carne.
   Um erro em relação a aparência física do tiranossauro era em relação a sua postura, pois por mais de 50 anos o rex foi não imaginado, como cientificamente retratado como ereto, como um canguru, o erro só foi descoberto na década de 70, quando pesquisadores concluíram que está postura prejudicaria o crânio, os ossos do pescoço e da bacia. E hoje em dia, graças principalmente a popularização do filme Jurassic Park, todo mundo sabe que eles tinham o corpo horizontalmente paralelo ao solo.
© Scott Hartman
O Rex

Crescimento e Reprodução
    Os tiranossauros cresciam rápido até os 18 ou 20 anos, quando chegavam a maturidade. Isso foi concluído com a descoberta de tecido medular em espécime de cerca de 20 anos, o tecido em questão é encontrado nas coxas de aves modernas no período de acasalamento. O espécime mais novo encontrado tinha 2 anos e o mais velho foi a famosa Sue, com 28 anos.
   Dimorfismo sexual: a única certeza que se tem sobre a possível diferença de machos e fêmeas era que as fêmeas eram mais robustas.
Sexo Jurássico
© Todd Marshal
Mãe e Filhote

Pesquisas recentes
   Em 2005, pesquisadores estadunidenses decidiram, claro depois de alguma relutância, quebrar um fêmur de tiranossauro, para ver o que tinha dentro. Eles encontraram vasos sanguíneos bifurcados, fibras elásticas e a matriz do osso, nela encontraram estruturas semelhantes à células sanguíneas. Por enquanto os pesquisadores não arriscam nem um palpite sobre o processo que preservou tais estruturas ( seria um tipo diferente de fossilização ) então teremos que esperar mais algum tempo.
   Em outro estudo recente cientistas descobriram, usando colágeno obtido de um fóssil purificado ( é um processo, em que o fóssil é moído e ... depois eu não sei mais ) que o animal moderno com que o tiranossauro tem mais semelhança geneticamente falando é: A GALINHA!
    Recentemente também concluiu-se que ele tinha sangue quente, devido ao fato que descobertas anteriores mostraram que ele tinha o metabolismo acelerado ( pelo menos em relação aos répteis atuais ).

Controvérsias
  • Velocidade: Inicialmente foi apontado que o tiranossauro pudesse correr a 40 Km/h, mas se, nessa velocidade, ele caísse se machucaria feio. Então em 2002, a revista Nature publicou um artigo onde calculavam a massa muscular que o tiranossauro precisaria para ele poder correr à 40 Km/h, de acordo com sua fórmula matemática usada com êxito em crocodilos, galinhas e homens. Segundo o artigo ele teria que ter 80% do seu peso só em músculos, o que não ocorre. Com sua massa muscular verdadeira, a revista conclui que ele podia correr à 18 Km/h, o que não seria tão ruim visto que era mais rápido que os hadrossaurídeos que comia. Mas fósseis de ceratopsianos encontrados com marcas de dentes de T-rex ( segundo  a possibilidade destes serem mais rápidos que o rex ) contradizem o artigo. 
  • Caçador ou Carniceiro?  Existem muitas provas e contra-provas que apontam respectivamente para ambas as possibilidades. Então pra resumir até hoje ninguém deu uma resposta definitiva, ninguém solucionou o caso e a única coisa que podemos fazer é tomar uma posição e esperar. Na minha opinião, o tiranossauro era os dois. Tendendo para a caça quando mais jovem, menor, e mais ágil e tendendo para a carniça quando mais velho, maior e mais cansado. Veja todos os argumentos na postagem do Ikessauro.
T-rex com penas
Hipótese refutada!
Filhote

Popularidade
   Os muitos achados, a grande quantidade de informação que temos sobre eles, e seu porte e comportamento digno de ser chamado de rei, tornaram do tiranossauro, o dinossauro mais famoso do mundo! Sim! Em todo planeta, qualquer pessoa que no mínimo tenha acesso a um rádio ou TV conhece, mesmo que vagamente o fabuloso rex!
   E por ter caído nas graças do povão, ou melhor, do povinho, o T-rex virou estrela de muitos filmes. Desde O Mundo Perdido baseado no livro de Sir Arthur Connan Doyle, e de King Kong até o tão aclamado Jurassic Park, o T-rex está na imaginação de todos, crianças e adultos!
Tiranossauro de Jurassic Park
Tiranossauro de O Mundo Perdido
[tyrannosaurus_ng_1919_knight_1953[1].gif]
Vastatosaurus rex de King Kong
Evolução fictícia do T-rex

E mesmo depois de ter sido desbancado do posto de maior predador de todos os tempos, o grande Tyranosaurus rex continua a brilhar e nunca perderá sua Majestade! 


Um comentário:

  1. Eu gosto de mais desses desenhos de dinossauros principalmente do Felipe Alves Elias meu chará. Parabéns!!

    ResponderExcluir

Deixe suas dúvidas e opiniões:

Total de visualizações de página

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *