Bem vindos!!!

Bem vindos ao Jurassic Park! Um blog que vai lhes mandar para o passado para verem criaturas fantásticas e depois lhes trazer de volta ao século XXI para conhecer fatos que ocorreram em misteriosas ilhas à oeste da Costa Rica.

segunda-feira, 10 de outubro de 2011

Velociraptor

© Autor Desconhecido
Esqueleto

Ficha
Nome científico: Velociraptor mongoliensis
Significado do nome: Ladrão veloz
Alimentação: Carnívora
Tamanho: 1,80 metro de comprimento e 50 à 70 centímetros
Peso: 15 à 20 quilogramas
Onde viveu
© Patrick Krol Padilha
Quando viveu
© Patrick Krol Padilha

História
   O primeiro fóssil deste pequeno, embora temível predador, em uma espedição de paleontólogos estadunidenses ao Deserto de Gobi, na Mongólia, entre 1922 e 1924. Em 1924 foi nomeado pelo pesquisador estadunidense Henry Fairfield Osborn, que assim criou o novo gênero VelociraptorO fóssil em questão era composto apenas por um crânio esmagado e as garras do pé, que Osborn achou que fossem da mão. 
   Nos anos seguintes várias expedições e de outras nacionalidades também, encontraram diversos fósseis, inclui o talvez mais fantástico espécime de velociraptor encontrado agarrado ao outro fóssil, de um herbívoro, o protoceratops.
   Recentemente, foi nomeada outra espécie de velociraptor ( lembrando que os nomes populares dos dinossauros, são apenas seus gêneros aportuguesados ), o Velociraptor Osmolskae, com base em alguns fragmentos do crânio e de outros ossos, por Godefroit, Currie, Li, Shang e Dong em 2008. Seu em homenagem ao paleontólogo polonês Halszka Osmólska, que muito contribuiu na pesquisa de terópodes na Ásia. 
©Museu estadunidense de História  natural
Reconstrução do fóssil
© L.Laika



Descrição
   O velociraptor era um animal bem ágil. Apesar de ter o tamanho de um peru, ele era extremamente feroz e inteligente. Seu pequeno tamanho também era uma vantagem na hora de correr. Sua agilidade e velocidade se juntavam na hora da caçada aos dentes serrilhados que ajudavam a segurar a presa por mais tempo até dominá-la, e o crânio era alongado e se ficanva mais baixo perto do focinho.
   Ele também possuía braços com 3 dedos e flexibilidade e estrutura de uma asa de ave e também eram muito fortes, devido a presença do osso clavícula.  Os dedos era usados pra segurar e a palma das mãos eram viradas pra dentro. Seu pé possuía 4 dedos, sendo que um era atrofiado. Os outros 2 eram usados pra caminhar e o 3º possuía a grande garra que era a marca registrada dos Dromeosaurídeos. Ela tinha 6,5 centímetros ( menor que a dos seus primos maiores ) e ao contrário do que muitos pensam, não servia pra dilacerar a barriga da presa. Na verdade ela tinha a ponta arredondada, e no máximo arranha e perfurava tecidos vitais moles, como a área do pescoço, onde poderia atingir veias e até a traqueia. 
Desenho do Velociraptor
Tamanho
   A sua calda tinha uma função muito importante. A estrutura óssea dela, a tornava rígida e assim ela dava estabilidade na hora de correr. O que provavelmente não a impediria de se curvar.
   Recentemente, também foi encontrado um fóssil que possuía pequenas marcas de plumagem. Então os cientistas concluíram que era bem possível que ele tivesse penas. Outra importante característica do velociraptor, descoberta através dos últimos avanços nos estudos dos dinossauros é que ele era homeotérmico. Que bicho é esse? Homeotérmico é o animal que consegue manter sua temperatura. Isso claro, a julgar pelo seu metabolismo, que é relativamente rápido, sua agilidade e destreza.
A garra

Comportamento Social
   Os velociraptores eram extremamente inteligentes. E essa inteligência era voltada para o comportamento social. Provavelmente formavam grupos de até 5 ou 6 membros e eram dominados por um macho, esse macho era o primeiro a comer e o único a acasalar. Rivalidades entre os machos deviam ser comuns e é bem possível que para ser o líder, um macho qualquer tivesse que ganhar do líder numa luta mortal. Também havia hierarquia entre as fêmeas, aquela história da ¨favorita¨ do alfa. As fêmeas na hora de botar os ovos, provavelmente se afastavam do bando e faziam um pequeno ninho isolado. Depois de algumas semanas de vida talvez ela levasse os filhotes até o bando. É provável que menos de 20% dos filhotes chegassem a idade adulta.

Popularidade
   Os velociraptores sem sombra de dúvida são um dos dinossauros mais famosos do mundo. Isto se deve, boa parte ao grande sucesso Jurassic Park, que pro meu desgosto o mostrou de maneira errônea. O filme o mostra muito maior e com a capacidade de rasgar a barriga da vítima e depois comer seus intestinos enquanto a presa ainda vive ( o que não apareceu, mas foi citado por Alan Grant ), e como eu disse anteriormente a garra era arredondada e não seria capaz de tal monstruosidade, só que esse último detalhe é justificável, pois na época ( 1993 ) eles ainda não tinham testado as verdadeiras capacidades da garra. 
Comparação entre o velociraptor real e o de Jurassic Park
Velociraptor de Jurassic Park ( G2)
   O velociraptor também apareceu em documentários como Caminhando com Dinossauros Especial Perseguido por Dinossauros - A garra gigante, da BBC, no Dino Planet, e no A Verdade sobre os Dinossauros Assassinos ( da onde veio a pesquisa que indicava as verdadeiras capacidades da garra ). Além de ter muitos bonecos de coleção.
O velociraptor de a Verdade sobre os Dinossauros Assassinos
© BBC
Fêmea de velociraptor que estrela um episódio de Dino Planet
© Discovery Channel
Boneco Velociraptor 
© Wild Safari
Fonte: 
  • Wikipedia
  • Ikessauro
  • BBC
  • Discovery Channel

2 comentários:

  1. maneirão o seu blog, mas postagens NOVAS já li seu blog todo e o visito diariamente em busca de novas postagens.

    ResponderExcluir

Deixe suas dúvidas e opiniões:

Total de visualizações de página

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *