Bem vindos!!!

Bem vindos ao Jurassic Park! Um blog que vai lhes mandar para o passado para verem criaturas fantásticas e depois lhes trazer de volta ao século XXI para conhecer fatos que ocorreram em misteriosas ilhas à oeste da Costa Rica.

sexta-feira, 12 de março de 2010

Espécies do Eoceno

      Este é o Lepitidium. Um pequeno espécime de mamífero primitivo que parece uma mistura de rato com canguru. Tinha 50 cm de altura. Se alimentava de insetos e pequenas anfíbios.
O Gastornis era um pássaro de 3 metros de comprimento que se alimentava de cavalos*.
Era o terror do eoceno. Corresponde aos dinossauros do eoceno. Por terem se desenvolvido melhor na presença dos dinossauros,quando estes se foram as aves dominaram o mundo, mas não por muito tempo.


* Propaleotherium um antigo ancestral do cavalo. Não tinha mais que 70 cm de altura e frequentemente eram devorados por Gastornis.

Este estranho animal que se assemelha a um ornitorrinco, mas na verdade é o ancestral das baleias e gofinhos. Ele caça por emboscada e nada tão bem quanto uma baleia com pernas. Ao longo dos póximos 13 milhões de anos (36 milhões de anos atrás) ele evoluirá para o maior superpredador que já bebeu mamou...


Basilosaurus, o terror dos mares do final do eoceno (36 milhões de anos). Olhando para essa baleia enorme de 18 metros parece que está imune a qualquer coisa. Mas não é verdade, pois mudanças climáticas estão fazendo o Thetis secar. Há cerca de 37 milhões de anos o Ártico não estava coberto por uma capa de gelo de 3 m de espessura. Também estava quase sem contato com os outros oceanos, então a água doce vinda dos rios reduziu a salinidade da água o suficiente  para que uma pequena alga se reproduziu exageradamente. Em alguns milhares de anos ela chegou a cobrir centenas de quilometros quadrados. Mas teve uma consequência. Essas algas retiraram tanto CO2 do ar que a temperatura caiu drasticamente, ocasionando a formação das calotas polares (no final essas algas morreram congeladas) o que reduziu o nível dos oceanos. Mas não foi suficiente para o desaparecimento do Thetis. Na verdade o desaparecimento do Thetis ocorreu  por causa da elevação do himalaia juntamente com outras cordilheiras menores e a formação das calotas polares. Levando várias espécies juntamente com ele. Nesta época também ocorreu mudanças em terra, a queda da temperatura aprisionou parte da umidade nos Pólos, tranformando vários bosques umidos em terrenos semi-áridos. 
 Era um temível predador que atacava até filhotes de Dorudon.O Basilosaurus é além de um terrível predador, uma mãe zelosa. 

O andrewsarchus era um predador-carniceiro que estava passando por tempos difíceis como o Basilosaurus, em alguns milhões de anos ele passou de superpredador à comedor de tartarugas. Apesar de parecer um lobo ele na verdade tinha cascos e hoje seus parentes próximos são ovelhas e cabras.

 Essas pequenas baleias são chamadas de Dorudon e se assemelham com golfinhos, principalmente por seu comportamento simpático e ágil. Seus filhotes eram presas de Basilosaurus.

Os Brontotherium são parentes distantes dos rinocerontes e possuem um cérebro muito menor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe suas dúvidas e opiniões:

Total de visualizações de página

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *