Bem vindos!!!

Bem vindos ao Jurassic Park! Um blog que vai lhes mandar para o passado para verem criaturas fantásticas e depois lhes trazer de volta ao século XXI para conhecer fatos que ocorreram em misteriosas ilhas à oeste da Costa Rica.

quarta-feira, 7 de setembro de 2011

Oxalaia

Oxalaia 
© Wilkson Carvalho
Esqueleto ( Meramente especulativo )
© Felipe Elias
Nome científico: Oxalaia quilombensis.
Significado do Nome: Oxalaia vem de Oxalá, deus africano, e quilombensis dos quilombos dos escravos, muito comuns na região.
Dimensões: 12 à 14 metros de comprimento e 5 à 7 toneladas de peso.
Alimentação: Carnívora.
Período: Cretáceo - 98 milhões de anos atrás.
Local:  Maranhão, norte do Brasil.
Veja onde foram encontrados os fósseis do Oxalaia!
Mapa da Nasa/Visible Earth/ Adaptação por Patrick Król Padilha
Veja quando ele viveu!
© Patrick Król Padilha

 O Achado
O Oxalaia é o mais novo dinossauro brasileiro e o maior terópode já encontrado no Brasil, sendo um grande espinossaurídeo, provavelmente media entre 12 a 14 metros de comprimento.
Comparação entre homem e Oxalaia
Foi encontrado na Ilha do Cajual, nordeste do país em 2004, mas só foi nomeado em 2011, por um grupo de pesquisadores brasileiros, sendo eles Alexander Wilhelm Armin Kellner, Sergio A.K. Azevedeo, Elaine B. Machado, Luciana B. Carvalho and Deise D.R. Henriques. 

Desenho do crânio identificando as partes encontradas
© Museu Nacional
   Os fósseis encontrados correspondem a premaxila ( infelizmente não encontrei a definição ), marcado como MN 6117-V e uma maxila esquerda, basicamente são partes da ¨boca¨. O material foi achado na Ilha do Cajual, situada no estado do Maranhão, onde existe a Formação Alcântara, de onde provém o fóssil, retirado da Laje do Coringa. A Formação Alcântara faz parte do Grupo Itapecuru da Bacia de São Luís. Além destes ossos, inúmeros dentes de espinossaurídeos foram achados no mesmo sítio. 
Foto do focinho mostrando os alvéolos dos dentes 
© Kellner et at.

Fotos montrando ambos lados do focinho
© Kellner et at.
   Pelo fato de não ter sido achado nada mais que alguns pequenos fragmentos do crânio, suficientes apenas para identificar o bicho como um espinossaurídeo e estipular seu tamanho, é difícil afirmar qualquer coisa sobre o animal. Especula-se apenas que ele deveria ter como a maioria dos espinossaurídeos deveria apresentar focinho longo e fino, dentes cônicos e lisos, é provável que possuísse espinhas alongadas ou não, dependendo da existência da vela. O crânio, de acordo com o estudo de descrição do bicho, poderia medir por volta de 1,35 centímetros. As características gerais do corpo do Oxalaia só serão entendidas quando novos restos do animal, mais completos, forem achados.

Classificação e Comportamento
   Ele está classificado como: Animalia > Chordata > Reptilia > Dinosauria > Saurischia > Theropoda > Megalosauroidea > Spinosauridae > Spinosaurinae > Oxalaia.
   Segundo o artigo original da descrição do Oxalaia, ele deveria ser mais parecido com os espinossaurídeos africanos e definitivamente não é o Angaturama, porque não possui crista, possui focinho mais largo e foi encontrado em rochas de locais e períodos geológicos diferentes.
   O Oxalaia provavelmente se alimentava de peixes, e devia ter alguns outros comportamentos em comum com seus primos e isso é tudo que sabemos sobre o Oxalaia, mas podemos torcer para que logo sejam encontrados mais fósseis que nos possibilitem descobrir mais sobre essa magnífica 
criatura.
© Marcilio Oliveira

Fonte: Ikessauro.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe suas dúvidas e opiniões:

Total de visualizações de página

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *