Bem vindos!!!

Bem vindos ao Jurassic Park! Um blog que vai lhes mandar para o passado para verem criaturas fantásticas e depois lhes trazer de volta ao século XXI para conhecer fatos que ocorreram em misteriosas ilhas à oeste da Costa Rica.

segunda-feira, 5 de setembro de 2011

Mamutes

© Felipe Alves Elias

Nome Científico: Mammuthus primigenius, M. columbi, M. meridionalis, M. exilis, M. armeniacus, M. sungari, M. lamarmorae e M. rumanicus .
Significado do Nome: Chifre ou Dente da Terra.
Tamanho: cerca de 1,5 a 5,3 metros de altura e 2 a 7 metros de comprimento de acordo com a espécie.
Peso: 900 quilos a 17 toneladas, variando de espécie para espécie.
Alimentação: Herbívora.
Período: Plioceno e Pleistoceno.
Local: América Central e do Norte, Ásia, África e Europa.

Veja onde viveram os Mamutes! © Mapa da NASA/Visible Earth
Adaptação por Patrick Król Padilha

Veja quando viveram os Mamutes!
© Patrick Król Padilha


Esqueleto de um Mamute!
© Desconhecido: avise se souber de quem é a imagem

   Mamutes. Eh, os Mamutes. Não são animais incríveis estes elefantões dentuços e peludos? Pois é, pena que estão extintos. Mas hoje você vai aprender um pouco sobre estas criaturas magníficas.
O Mamute é o tipo de mamífero extinto mais famoso que existe, sempre lembrado como habitante da Era do Gelo e tudo mais. Vamos primeiro saber o que é um Mamute.
Mamutes: o que são?
   Estes animais eram elefantídeos, ou seja, pertencem a família taxonômica dos Elefantes, a família Elephantidae e na sua maioria possuíam presas longas e curvadas e pelos longos, o que não é regra, pois haviam espécies mais do sul que tinham pelagem mais fina ou nenhuma pelagem. Viveram durante o Plioceno e Pleistoceno, de 4,8 milhões de anos até 4,5 mil anos atrás e nem todos viviam no meio de gelo, pois em algumas regiões a neve e o gelo eram mais raros mesmo na Era Glacial.
O Planeta na era do gelo há 16.000 anos
© Mapa da NASA/Visible Earth

   O nome Mamute vem do Russo, Mamoht mamont, que provavelmente deve ter sido originado da língua Vogul (Mansi), cujo termo Mang ont quer dizer "Chifre da Terra", obviamente inspirado por suas longas presas que eram vistas saindo do solo congelado da região por nativos da Ásia. Outra fonte, o site Webciência, traz uma tradução diferente. Segundo este site Mamute na língua tártara significa "Filho da Terra", o que dá tudo na mesma porque quer dizer algo que se origem na terra.  
Como todos sabemos, os Mamutes eram grandes como os Elefantes atuais, embora algumas variedades fossem pequenas e algumas maiores.
   Acredita-se que apesar das diferenças físicas entre os Mamutes e os Elefantes atuais, eles teriam tido um estilo de vida bem parecido, com grandes bandos de fêmeas liderados pela matriarca (geralmente a fêmea mais velha) e machos vivendo sozinhos ou em bandos menores só de machos quando atingem a maturidade sexual. Os machos provavelmente só aproximavam-se das fêmeas na época de acasalamento, que se fosse produtiva iria gerar um filhote por fêmea após uma gestação de cerca de 1 ano e 10 meses. Os filhotes nasciam e permaneciam com o bando de fêmeas, sendo que no caso dos machos eram expulsos do grupo ao alcançar a maturidade sexual. Quando a matriarca morria, a fêmea mais velha ainda viva assumia seu posto. 
Manada de Mamutes
© Mauricio Antón

   Um estudo em fósseis de 12 mil anos de Mamutes norte americanos sugere que em certas ocasiões os Mamutes Lanosos do norte migravam mais ao sul durante picos de frio intenso e possivelmente encontravam-se com o Mamute Columbiano. Nesses encontros, alguns indivíduos teriam praticado um acasalamento cruzado, reprodução interespecífica, ou seja, um indivíduo de Mamute Lanoso acasalava com um Mamute Columbiano dando origem a um híbrido. Tudo isso foi descoberto a partir de análises de DNA e é suportado pelo fato de Elefantes atuais praticarem o mesmo tipo de comportamento ocasionalmente.
   Os Mamutes comiam vegetação e devem ter usado as trombas para agarrar plantas e as presas para cavar no gelo em busca de vegetação boa para comer. Devem ter comido as plantas mais macias, como gramíneas e folhas de árvores de ramos tenros. As presas enormes podem ter servido para proteção, ou seja, em caso de ataque de um predador poderiam ser usadas como defesa ou até para atacar o carnívoro.
Mamute Lanudo usa a tromba para arrancar casca de árvore 
© Getty Images/DeAgostini
   Os machos podem ter competido para acasalar com fêmeas, brigando com suas presas ou por meio de sons, como alguns Elefantes fazem hoje em dia. Provavelmente usavam a tromba e presas para defesa quando necessário.
Mamute Columbiano nocauteia um Urso das Cavernas
© Mark Hallet
   Os Mamutes conviveram com diversos tipos de animais, como os famosos Tigre-dentes-de-sabre na América do Norte e o Leão Europeu e Leão das Cavernas na Eurásia, durante a Era do Gelo, além de outros proboscídeos como os Mastodontes e o grande Megaloceros, um enorme cervo. Também habitaram o mesmo espaço de Lobos Pré-históricos e Bisões, preguiças extintas e gliptodontídeos, além de vários outros bichos.
Mamutes e Leo Atrox 

Os Mamutes eram predados também por seres humanos primitivos, dentre estes o mais conhecido tipo é o Povo de Clóvis, que imigrou da Ásia através de um ponte de gelo que ligava os continentes, sendo que caçavam com lanças de pedra.
Homens caçando Mamutes
© Sedeslav
   Algumas espécies de Mamutes são variedades menores, ou Mamutes anões, encontrados em diversos locais, principalmente ilhas, o que mostra que a isolação deve ter causado o encolhimento dos animais via seleção natural. As carcaças de Mamutes foram em geral, achadas congeladas em solo de permafrost. 

   Extinção

   Se pensarmos bem, os Mamutes não são tão antigos e sabemos muitíssimo deles, bem mais do que qualquer dinossauro. Alguns Mamutes viveram até alguns poucos mil anos atrás, como o Mamute Anão que foi a última espécie do gênero.  Mamutes como o Lanoso e o Colombiano foram extintos por volta de 8 mil anos atrás, certo tempo depois do recuo das calotas polares, outros como as variedades anãs sobreviveram até poucos mil anos atrás em suas devidas ilhas polares.
   Não se tem uma explição conclusiva sobre a extinção dos Mamutes, acredita-se que é a do fim da Era Glacial, ( por volta de 12 mil anos atrás ) que levou ao derretimento das calotas polares, o aumento do nível do mar e a substituição das campinas pelas florestas, que basicamente foi a redução de seu habitat. Por outro outro lado é pouco provável que isso tenha extinguido totalmente os Mamutes, pelo fato de que vários aquecimentos menores haviam ocorrido anteriormente sem redução alguma das espécies da megafauna. Então existe também a hipótese de que o aumento do número de homens e seu aperfeiçoamento na arte da caça, teria levado a caça em excesso, que por sua vez levaria  os Mamutes até a extinção. Além disso, também há a teoria de que o homem tivesse disseminado diversas doenças, em relação as quais  os Mamutes não teriam qualquer imunidade. Hoje em dia a teoria mais aceita é que o fim da Era do Gelo somada a caça predatória tenha eliminado a espécie.


Popularidade 


   Enfim, o Mamute, independentemente da espécie, é o animal pré-histórico mais conhecido pela ciência ( bem mais do que qualquer dinossauro ), um dos mais famoso e até queridos, que já pisaram na Terra, principalmente o Mamute Lanoso, cuja pelagem lhe dá a aparência de fofo.
   Tanto é que o Mamute é usado muito frequentemente na mídia em documentários, com destaque Caminhando com Bestas, da BBC e Nos Primórdios da América, do Discovery Channel; e até filmes, quem é que não lembra do Many da Era do Gelo; além de vários brinquedos.
Many
© Twentieth Century Fox

O Mamute Lanoso 
©BBC

Fonte: Ikessauro.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe suas dúvidas e opiniões:

Total de visualizações de página

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *