Bem vindos!!!

Bem vindos ao Jurassic Park! Um blog que vai lhes mandar para o passado para verem criaturas fantásticas e depois lhes trazer de volta ao século XXI para conhecer fatos que ocorreram em misteriosas ilhas à oeste da Costa Rica.

domingo, 25 de setembro de 2011

O Mundo Perdido: Jurassic Park

   O Mundo Perdido: Jurassic Park ( The Lost World ) é o sucessor de Jurassic Park baseado no livro de Michael Crichton, O mundo perdido também sucessor do livro em que foi baseado o primeiro filme Jurassic Park. Ah, ele é sucedido por Jurassic Park 3!

Informações Técnicas
Imagem: Colorida
Idioma Original: Inglês - EUA
Ano de Lançamento: 1997
Tempo: 129 minutos

Elenco
Ian Malcolm .... Jeff Goldblum
Sarah Harding .... Julianne Moore
Nick Van Owen .... Vince Vaughn
Peter Ludlow .... Arliss Howard
Roland Tembo .... Pete Postlethwaite
Eddie Carr .... Richard Schiff
John Hammond .... Richard Attenborough
Dieter Stark .... Peter Stormare
Ajay Sidhu .... Harvey Jason
E as crianças
Kelly Malcolm .... Vanessa Lee Chester
Timothy ¨Tim¨ Murphy .... Joseph Mazello ( só uma cena )
Alexis ¨Lex¨ Murphy .... Ariana Richards ( só uma cena )
Cathy Bowman .... Camilla Belle ( só uma cena )

Por trás das câmeras
Direção .... Steven Spielberg
Roteiro .... David Koepp
Produção .... Gerald R. Molen e Colin Wilson
Música .... John Williams
Fotografia .... Janusz Kaminski
Desenho de Produção .... Rick Carter
Direção de Arte .... Lauren E. Polizzi,Paul M. Sonski e William James Teegarden
Edição .... Michael Kahn
Efeitos Especiais .... Industria de Luz & Magia e Stan Winston Studio

Dinossauros
Tyranosaurus rex
Velociraptor
Procompsognatus
Stegosaurus
Gallimimus
Pachycephalosaurus
Parasaurolophus
Triceratops
Pteranodon
Outros só aparecem no livro

Resumo do Making of
   O filme foi muito bem feito! Acredito que esse filme passe uma ideia muito mais selvagem, de floresta de mundo perdido mesmo e isso deixou o filme mais legal, isso também passou para a trilha sonora onde eles optaram por algo mais selvagem como os tambores. Bem como no outro filme eles representaram os dinossauros com uma mistura de animações computadorizadas e bonecos robóticos. O enredo também ficou legal, com direito até a ataque do T -rex na cidade, inspirado em King Kong. 
História
   Tudo começa na Ilha Sorna, 139,2 Km à sudoeste da Ilha Nublar, quando uma família inglesa aporta com seu iate na Ilha Sorna e sua filha Cathy, acaba sendo atacada por Procompsognatus.
Menina sendo atacada
   Duas semanas depois, Hammond chama Malcolm ( note que Malcolm agora é o protagonista, e deixa quase totalmente sua personalidade do contra e irritante para ser um tipo de líder protetor ) a sua mansão. Lá Malcolm encontra Lex e Tim que estão um pouco preocupados, pois Peter Ludlow, sobrinho de Hammond acaba de tomar a Ingen de Hammond. E antes de falar com Hammond, Malcolm tem uma pequena discussão com Ludlow a respeito do sigilo que Malcolm não manteve em relação aos acontecimentos do outro filme.
   Finalmente Malcolm vai falar com Hammond. Hammond começa dizendo que estava errado e Malcolm certo. E que havia um ponto B. A ilha Nublar era só um parque, uma coisa pra turistas, no ponto B era aonde os animais eram criados e depois libertados ( aí há uma controvérsia, segundo o livro, os animais nasciam e ficavam até um certo tamanho, tá bom mas o roteiro foi modificado! Sim, claro mas o erro é que Hammond disse que os animais foram soltos só depois da evacuação, mas na verdade eles não poderiam estar presos por que a única cerca da ilha era a que protegia a Vila dos Operadores e o Centro de Operações, tanto no filme como no livro, e que até dava ideia de que as pessoas é que estavam presas! ) e que serviria para que cientistas pudessem pesquisar sobre os animais, desculpe essa parte estava no livro e não apareceu no filme. E depois o furacão Clarissa ( em 1995 ) varreu as instalações, os funcionários foram evacuados e os dinossauros colocados a mercê do destino. Mas pra surpresa de todos os dinossauros sobreviveram. 
   Então Malcolm pergunta: Como? Os animais deveriam ter pifado depois de 7 dias sem Lisina ( lemvre-se do 1º filme em que os dinossauros foram recriados sem a capacidade de produzir Lisina um aminoácido essencial para a vida ) ? E Hammond responde que esta é uma da perguntas que ele quer que a equipe responda. Hammond quer mandar uma equipe para documentar os animais em seu habitat natural para poder divulgar isso e conseguir o apoio da ONU e do governo costa-riquenho para, meio que, tombar a ilha como Patrimônio da Humanidade, como uma Reserva Natural.
   A equipe seria formada por um paleontólogo...; Nick van Owen, que faz documentários em vídeo; Eddie Carr que é perito em equipamento de campo e Malcolm. 
   Hammond continua argumentando que a Ingen está quase indo à falência, e que Ludlow aproveitou o acidente com a menininha, logo no começo e apropósito ela não se machucou muito, para tirar o controle da Ingen dele. E agora e só uma questão de tempo para que este Mundo Perdido seja revelado e saqueado.
   Malcolm não concorda e ao perguntar quem era o paleontólogo, para que pudesse impedir a equipe de ir acaba sabendo que sua namorada Sarah Harding era a paleontóloga e que já estva na ilha por conta própria. A partir daí Malcolm anuncia que está partindo para a ilha e que agora não é mais uma expedição de pesquisa e sim de resgate!
   No final Hammond sai feliz, por que acabou de um jeito de outro conseguindo 4 pessoais para a expedição.
Hammond feliz da vida
    A seguir Malcolm vai para a Oficina de Eddie Carr, onde se informa sobre o equipamento, diz ao Eddie que eles têm que sair em 3 horas, conhece Nick van Owen e encontra com sua filha Kelly. A mãe de Lely foi pra Paris, deixando Kelly com Malcolm, só que Malcolm vai pra ilha e não pode ficar com ela. Mas ele não especifica porque e acaba ¨viajando¨ enquanto a menina entra escondida no trailer.
   Quase na Ilha, em um barco na verdade, onde Eddie apresenta a Malcolm  o Dardo Flugger de alto impacto carregado com o veneno de uma concha do mar do sul, que mata em 2 milésimos de segundo, mais rápido que a velocidade de condução nervosa, o animal cai antes de sentir a picada do dardo, lançado por um rifle de ar comprimido.
   Então Nick que fala espanhol, informa a galera que o capitão ( costa-riquenho ) não quer subir o rio, que vai deixá-los o mais longe possível por causa das lendas sobre as Ilhas 5 mortes ( arquipélago, cuja Ilha Sorna faz parte ). Lendas sobre pescadores que chegaram muito perto das ilhas e nunca mais voltaram.
Mapas da Ilha
Acredito que este especificamente, esteja fisicamente errado


   Chegando na ilha, eles primeiro começam a procurar a Sarah. Ah, esqueci de comentar um negócio, Hammond planejou que eles ficassem no trecho da praia, pois os carnívoros ficam localizados no Interior. E acabam topando com um bando de Stegosaurus. Nick e Eddie ficam maravilhados e dão ideia de que não foram colocados a par ou não acreditavam neste fato de pequena importância, que a ilha é cheia de dinossauros!
   Aí eles acham a Sarah e ela fica surpresa em ver Malcolm ali.
Manada de Stegosaurus

    Sarah corre pra explicar pra Malcolm que descobriu como os animais sobreviveram sem Lisina. Eles sobreviveram porque retiravam a Lisina da alimentação. A Lisina está presente em leguminosas como feijão e soja ricos  em Lisina que os herbívoros comem e depois os carnívoros. Ela também aponta para o fato que os filhotes ficam bastante tempo no local de nascimento, e que será conclusivo se ela tirar fotos do ninho com as cascas dos ovos pisoteadas.
   Então seguindo adiante ela vê um filhote de Stegosaurus, e se aproxima pra fazer carinho só que ao tentar tirar uma foto, acaba o filme da câmera e a câmera faz um barulho que assusta o filhote e faz ela quase ser morta pelos adultos. Mas tudo correu bem ela se escondeu num tronco caído e os animais foram embora.
Sarah e o bebê Stegosaurus
    Voltando ao acampamento Nick e Eddie estão dando pulos de felicidade, Nick até anseia ganhar um prêmio Pulitzer ( um tipo de Óscar do Jornalismo ). E aí vem a única parte em que Malcolm dá uma de chato ao falar sobre o princípio da incerteza de Heinsenberg, que diz que tudo que você estuda também muda, que não dá pra ter certeza de nada, e Sarah contra-ataca dizendo que está cansada de ficar mexendo com ossos velhos e poeira e fazendo suposições e deduções sobre os hábitos de animais mortos há 65 milhões de anos. Sarah está tentando mudar a ideia que as pessoas tinham de que os dinossauros eram répteis sanguinários e estúpidos. Ela também quer especialmente provar que muitos dinossauros eram pais cuidadosos. Aí Eddie grita fogo no acampamento!
   Era Kelly, a filha de Malcolm que se escondeu no trailer estava tentando fazer o jantar. E quando Malcolm descobriu de uma bronca nela e iniciou esforços, inúteis pra sair da ilha. Ele tentou o telefone por satélite de Eddie e o rádio e nada, parece que Malcolm herdou os problemas com tecnologia que Alan tinha. Ele também discutiu um pouco com Sarah:
- Ian, eu ia voltar em 5 ou 6 dias! - diz Sarah.
- Não! Vai voltar em 5 ou 6 pedaços! - Malcolm.
   A seguir ocorre algo inesperado, Kelly ouve helicópteros. E para surpresa de todos, eram da Ingen. Como eles descobriram depois, a 2ª equipe, enviada por Ludlow ( ah, ele veio junto ) para capturar e  transportar os animais da ilha para um complexo inacabado, planejado por Hammond em 1984. Mal chegam na ilha, eles já começam a fase de captura na qual diversos animais são presos de forma vamos dizer, um pouco brutal. Os animais capturados eram os herbívoros pequenos e médios ( o que não inclui saurópodes ) e Procompsognatus.
Parasaurolophus sendo capturado
   Depois, Roland Tembo ( é um caçador propriamente dito, ocupa o cargo de líder da equipe de saqueadores, trabalhou com animais nas savanas africanas e... ) encontra uma pegada de T-rex e vai atrás de seu pagamento, com seu amigo Ajay. Anteriormente Roland havia informado a Ludlow queria em troca do pagamento a chance de caçar um Tyranosaurus macho. Seguindo a trilha Roland e Ajay encontram um ninho com um filhote de T-rex. Com o ninho contra o vento os pais dele voltariam logo e saberiam que os dois estão ali. Então Roland bola um plano com a base que o truque é fazê-los vir aonde nós queremos! E pega o filhote e o prende em um local estratégico e se camuflam numa árvore, só que eles acabaram ferindo a pata do filhote.
   No acampamento de saqueadores, a 1ª equipe, de pesquisadores ( Ian, Sarah, Kelly, Eddie e Nick ) espionam por um tempo. Malcolm conclui que era por causa da outra equipe que Hammond estava tão apressado para trazê-los para documentar. E aí Nick revela que Hammond o avisou que eles viriam e que mandou um plano B: Ele mesmo! Então o grupo solta todos os animais capturados, que acabam destruindo o acampamento de saqueadores, inclusive a comunicação!
   Primeira falha do filme, durante a fuga dos dinossauros, algo explode e lança um Jipe à centenas de metros direto na árvore onde Roland e Ajay estavam. Eles pulam. Mas a falha é como um jipe vai ser jogado à centenas de metros. A explosão teria que ser forte o suficiente para matar todos no acampamento e também teria que ser concentrada meio como uma bala, onde a energia só poderia sair por um lado. E assim Roland e Ajay voltaram ao acampamento onde descobriram que não estavam sozinhos ( eles viram um cadeado quebrado, Nick trouxe um alicate grande não sei um nome ).
   Voltando para o acampamento de pesquisadores Nick encontra o bebê T-rex e o leva para o acampamento, onde Sarah cuida da perna quebrada dele. Kelly fica com medo e Malcolm a leva para a Plataforma Alta, com Eddie onde ela perde o perigo.
   Com a perna do filhote quase terminada, Malcolm volta e pega o filhote e na hora os pais dele chegam! Sarah com cuidado abre a porta e entrega o filhote para os pais, que vão embora mas não por muito tempo! Então o casal Rex volta e empurra os 2 trailers grudados para o precipício. O trailer não cai totalmente, para a felicidade de seus tripulantes, mas começa a escorregar, por tá chovendo ( pra variar! ) e tem muita lama. Felizmente Eddie chega para salvá-los, e amarra uma corda em tronco e joga pra eles e como os trailers estão escorregando ele os amarra no reboque do carro. Mas o carro não aguenta, e ele é obrigado a entrar nele e ficar dando ré. Infelizmente pra ele, o casal T-rex volta de novo e desta vez pra fazer uma boquinha, sim eles o comem e depois o carro e os trailers caem no precipício, Nick, Ian e Sarah conseguem subir pela corda e ser resgatados pela outra equipe, e Ian reencontra sua filha.
Ao Resgate!

É o fim do Eddie!
   Então, as duas equipes tem uma pequena discussão, estrelada por Nick e Dieter ( ex-vice no comando da equipe de saqueadores, depois do agora não mais denominado incidente Roland revogou seu cargo ). Nessa discussão são revelados alguns fatos do passado de Nick, pois Roland reconheceu com membro do Primeiro a Terra, ambientalista um pouco radicais. Roland também os culpa por todos estarem agora presos na ilha. Sarah diz que eles tem que sair dali, pois trazendo o filhote pra lá, eles podem ter mudado a noção de território do casal Rex. Jack Burke ( paleontólogo da expedição de saqueadores ) explica que foi por isso que eles destruíram os trailers, porque agora sentem que tem que proteger toda esta área!
   E aí Nick pergunta: Pra onde? Ludlow traz a solução: na ilha há um Centro de Operações, onde poderiam conseguir contato e pedir resgate, que fica a 1 dia de viagem. Segundo Ludlow, Hammond contruiu tudo em energia geotérmica, para não precisar recarregar, claro a ilha é vulcânica e isso favoreceria a escolha dessa fonte de energia, mas precisaria de uma usina e ela não poderia funcionar sozinha, a única explicação é que a energia tivesse sido de alguma forma armazenada, mas eu não posso afirmar com certeza...
   No final o grupo, agora formado pelas duas equipes decide ir para o Centro de Operações, já cientes do que iam encontrar: VELOCIRAPTOR, ou melhor só Raptor.
   Durante a viagem, Nick e Roland conversam e ele descobre que Roland quer matar um T-rex, e numa parada enquanto Roland percebe que Sarah está deixando um rastro de sangue, que sujou a roupa dela quando ela tratava do filhote T-rex, Dieter é morto pelos Procompsognatus, que ele tanto subestimou e maltratou.  
A morte mais pedida!
   Ao descobrir que Dieter desapareceu, Roland pega alguns homens, manda os outros seguirem até o cume e vai atrás dele. 
   Roland retorna de noite, enquanto a maioria dorme, apenas Ajay e Malcolm vão falar com ele. Roland diz que só achou o que sobrou de Dieter, Que o Centro de Operações fica à 2,5 Km, na base dos Rochedos, e que a decida será difícil. E que é para deixá-los dormir mais 1 hora.
   Mas seus planos são dráticamente interrompidos, ou não! O casal T-rex aparece atrás da blusa de Sarah e faz todo mundo correr em disparada, menos Malcolm, ele se abaixou e ficou escondido, e Roland que tentou atirar no Rex, mas Nick havia descarregado a arma. A fêmea correu atrás de quem fugiu, por um pequeno vale e Nick, Kelly, Sarah e Burke se escondem numa caverna atrás de uma cachoeira, lá Burke se assusta com uma cobra e acaba sendo comido pela esposa do Rex. Depois Roland tranquiliza o macho, Malcolm encontra Nick, Sarah e Kelly, e o resto corre para um matagal onde Ajay tenta avisá-los sobre eminência de predadores nesse local, mas ninguém o ouve, ele acaba deixando sua mochila com o mapa e todos, inclusive ele, são devorados por Raptores. Malcolm, Sarah, Nick e Kelly chegam no matagal atrasados e não são atacados e Nick acha, felizmente, a mochila de Ajay com o mapa.
Roland tentando acertar no T-rex
   Malcolm, não conseguindo correr, para  pra descansar, junto com Sarah e Kelly, Nick continua até o Centro de Operações, onde consegue religar a energia e chamar o resgate. Malcolm, Kelly  e Sarah, continuam e ao chegar ao Centro de Operações, são atacados por Raptores.
Raptor atrás do Malcolm
   Dois Raptores seguem Sarah e Kelly até um galpão e elas se trancam e outro fica atrás do Malcolm. Vendo que os Raptores começaram a cavar, elas fazem o mesmo, na direção oposta. Quando elas terminam um Raptor coloca a cabeça pelo buraco que elas fizeram, e elas tentam subir para o teto. Malcolm correu para dentro de um carro e o Raptor começa a fazer um buraco no vidro com a cabeça, quando ele já enfiou bastante, Malcolm abre a porta e corre para o galpão. No galpão ele sobre para o teto e o Raptor quase o pega, mas Kelly, dá um salto e chuta o Raptor pela parede e ele cai em cima de uma ponta de madeira e morre ( ela fazia ginástica na escola, mas foi expulsa do time ). Outro Raptor aparece ( agora tem só 2 ) e Malcolm e Kelly correm pela porta, enquanto Sarah sai pelo telhado, salta para outro galpão e o Raptor faz o mesmo só que por cima dela. O outro Raptor aparece por baixo e ela começa a puxar as telhas para que o de cima caia. E ele caiu, por cima do outro e ela também. Os dois Raptores começam a brigar e ela aproveita pra fugir.
Raptor atacando Malcolm
Raptor no Telhado

   Bem na hora o helicóptero chega e Malcolm, Nick, Sarah e Kelly vão finalmente, embora. Mas Nick viu que seu trabalho não deu frutos, pois Roland conseguiu seu troféu, ao tranquilizar o Tyranosaurus, e só ele e o filhote, já ajudarão a salvar a Ingen. Ou será que sim? A morte de Ajay machucou muito Roland, a ponto dele recusar a oferta de Ludlow para trabalhar no parque e anunciar que já passou tempo demais em companhia da morte, o que quer dizer que ele vai parar de caçar, e deixar nossos animais em paz.
   Em San Diego, de madrugada, Ludlow, funcionários e investidores arguardam nas docas da Ingen, a chegada do T-rex de navio e inaugrar o Jurassic Park San Diego ( o JP San Diego não estava no livro ) . Malcolm e Sarah também chegaram, e sorte a deles não tiveram tempo de vir pra frente, pois o navio sem controle bateu e levou metade da doca com ele.
Mapa do JP de San Diego
Imagem Superior do Parque

   Dentro do navio, só o que restou da tripulação, e basicamente outro erro, porque o T-rex não poderia ter saído do compartimento de carga, e mesmo que tivesse saído não poderia ter entrado na cabine, simplesmente porque não caberia, alguns sites disseram que foi o Spinosaurus da sequência, que ele na época era filhote e caberia, na cabine e em outras partes menores do navio, e que também poderia ter nadado até o barco, mas então ele teria que ter atacado perto ( alguns quilômetros no máximo ) da costa da Ilha Sorna, pra poder voltar e fazer o outro filme e sendo assim, o barco simplesmente não poderia ter seguido em linha reta no piloto automático por que se fizesse isso ia dar no México e não em San Diego! Essa falha foi mesmo o fim! Por que não é um simples errinho como fazer o Velociraptor muito grande ou o T-rex quase cego ( no primeiro filme ele só enxergava movimento ) essa falha interfere seriamente na história do filme e não pode ser simplesmente ignorada, é inadmissível!
   Seguindo adiante, o pessoal da Ingen vasculhou o navio e um deles abriu o compartimento de carga ( achando que podia haver alguém lá ) onde estava o T-rex, pronto ele fugiu! Então Sarah fala com o pessoal da Ingen e descobri que eles administraram o antídoto do tranquilizante errado e colocaram o animal em estado narcoléptico ( super agitado ). Então Sarah diz a Malcolm que a 1ª coisa que ele vai fazer é tomar água, depois comer e depois procurar o filhote, e que eles poderiam atraí-lo pra cá com o filhote e depois mandá-los de volta pra ilha. E foi o que ambos os 3 fizeram. Sarah e Malcolm foram pegar o filhote no ex-futuro parque.
T-rex à solta
   Enquanto isso o T-rex bebeu numa piscina, comeu um petisco ( um cachorro ) e foi fotografado por um menino. Durante a excursão do Rex Ludlow mergulha em seu mundinho de capitalismo insano e remorso Hammondliano.
   Então o Rex foi atrás do prato principal, no caminho acabou com um ônibus e um semáforo, tocou o terror em um monte de gente e finalmente comeu um rapaz. Depois ele viu Sarah e Malcolm com o filhote e foi atrás deles. Eles ( agora Malcolm e Sarah ) criam uma passagem através de um armazém e saem correndo até o navio com Malcolm segurando o filhote nos braços, se mexendo muito. A seguir eles deixam o filhote no compartimento de carga do navio e se jogam no mar. Ludlow ouve o filhote e vai atrás dele, e acaba encurralado com o Rex a sua frente, e o Rex aproveita para ensinar seu filhote a caçar. Ah, se você não entendeu, Ludlow bateu as botas. Aí, Malcolm tranca o compartimento e Sarah atira nele com o tranquilizante antes que a polícia pudesse matá-lo.
Ludlow e sua ex-fonte mágica de dinheiro
   E por último na casa de Malcolm, Sarah e Malcolm têm o merecido descanso, enquanto Kelly assiste ao noticíario, obviamente sobre o acontecido. Na TV aparecem os cuidados  redobrados que a marinha tem ao escoltar o navio com Rex e o filhote. E o filme encerra com algumas imagens da ilha e dos animais e com uma entrevista com o homem que esteve a frente de toda essa luta não só para levar os animais de volta a ilha, mas também para manter a ilha protegida e isolada, sem mais delongas, John Hammond:
- É de grande importância que trabalhemos junto com o departamento de preservação biológica da Costa Rica para estabelecer um conjunto de regras para preservação e isolamento daquela ilha. Essas criaturas necessitam de nossa ausência para sobreviver e se nos afastarmos e confiar na natureza , a vida encontrará um jeito!
Cenas Finais

Personagens Principais

Ian Malcolm
Sarah Harding
Kelly Malcolm
Nick van Owen
John Hammond
Eddie Carr
Peter Ludlow
Roland Tembo

Popularidade
   O filme fez grande sucesso, embora não tão grande quanto o primeiro. Não ganhou nenhum Óscar, mas ganhou muitos prêmios menores. Devido ao fato que o filme deu muita ênfase ao T-rex acredito que ele tenha influenciado bastante na fama deste incrível animal. 

Falhas
   O filme tem muitas falhas como não era de se esperar! Como eu já disse a mais absurda fou a do massacre impossível, outras como a energia gerada do nada, ou o fato das grades das janelas dos trailers serem muitos fracas e outras menores como Malcolm mencionando a possibilidade de voltar para uma lagoa que nem apareceu. Se você quiser dar uma olhada em mais falhas, cliquem aqui.

Bônus Jurássico
   Há pouco tempo postei um link para  vocês poderem desfrutar dos Papéis de Parede e Trilha Sonora de Jurassic Park, então cliquem nas palavras correspondentes, que levam direto as postagens de download!
   Mais uma coisa! Se estiverem a fim de comprar, eu informo na postagem sobre o primeiro Jurassic Park, se esqueçam de conferir.

Fontes: 
  • Falha Nossa.com
  • Ikessauro.com

Imagens: Universal Pictures

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe suas dúvidas e opiniões:

Total de visualizações de página

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *