Bem vindos!!!

Bem vindos ao Jurassic Park! Um blog que vai lhes mandar para o passado para verem criaturas fantásticas e depois lhes trazer de volta ao século XXI para conhecer fatos que ocorreram em misteriosas ilhas à oeste da Costa Rica.

sexta-feira, 29 de janeiro de 2010

Pré-Cambriano:Proterozóico

    É o período da história da Terra que começou a 2,5 bilhões de anos e terminou a 544 milhões de anos. Muitos dos eventos da historia da terra e da vida ocorreram durante o proterozóico, os continentes se estabilizaram, os primeiros fosseis abundantes de organismos unicelulares surgiam nesta época. No proterozóico médio veio a primeira evidência de oxigênio na atmosfera.     Primeira Poluição Global 
    A primeira "crise de poluição" ocorreu na terra a aproximadamente 2,2 bilhões de anos atrás.
    Em diversas partes do mundo encontramos evidências da presença de óxidos do ferro em paleossolos (solos primitivos), onde ocorrem "camadas vermelhas" que contêm óxidos de ferro, apontando um aumento razoavelmente rápido nos níveis do oxigênio. O oxigênio no arqueano era menos de 1% dos níveis atuais, mas a aproximadamente 1,8 bilhão de anos, níveis de oxigênio eram maiores que 10% dos níveis atuais segundo levantamento (Holland, 1994) pode parecer estranho chamar isto de "uma crise poluição", mas o oxigênio é um destruidor poderoso de compostos orgânicos, pois muitas bactérias são destruídas pelo oxigênio. Os organismos tiveram que desenvolver métodos bioquímicos para reter o oxigênio, um destes métodos foi a respiração aeróbica.
    
Localidades de sedimentos proterozóicos no mundo: 
    Formação amarga das molas - Os mais velhos fósseis de eucariontes vêm desta formação da Austrália central.
    Montes de Ediacara - os fosseis de animais mais antigos foram descobertos nesta localidade australiana em 1946
    Terra Nova - fosseis misteriosos da costa de Terra Nova.
    Escala de Nopah - a rocha sedimentar a mais antiga da região sul da Califórnia com 1,5 bilhão de anos com alguns depósitos mais recentes ricos em estromatolitos.
    Mar branco - situado na costa do norte da Rússia, este foi um local de pesquisa da fauna vendiana.
    Eventos geológicos:
    Glaciações e estruturas formadas por estromatólitos
    O oxigênio surge a partir dos seres fotossintetizantes e logo substitui o GÁS CARBÔNICO na atmosfera e a partir daí surgem os eucariontes e seres superiores multicelulares as bactérias que não se adaptaram ao novo ambiente foram extintas por isso no proterozóico é observado a primeira grande extinção
    O gás carbônico da atmosfera ao qual se desenvolveu os primeiros seres vivos até os primeiros procariontes foi a atmosfera principal até 2 bilhões de anos.

    Seres que viveram  nesse período:
    Estromatólitos
Tipos de estromatólitos:
LLH = estromatólitos estratiformes, característicos de ambientes de menor energia.
LLH-SH = intermediário entre LLH e SH
SH = estromatólito de forma colunar, característicos de zonas agitadas.
SS = estromatólito oncólito típicos de zonas collenia
    As bactérias cianofíceas que formam estruturas biossedimentares existem até hoje e são seres autotróficos e tem sua primeira aparição a mais ou menos 3,5 bilhões de anos.
As espécies de algas cianofíceas atuais também são muito semelhantes as do proterozóico.

    
Eucariontes
são seres unicelulares com carioteca que evoluíram a partir dos procariontes esse grupo abrange animais, vegetais, fungos e protistas, este fóssil abaixo é considerado um dos fósseis mais antigos de protozoários.

    
Carófitas
As carófitas vegetais primitivos começaram a evoluir no final do proterozóico com várias espécies, este esquema mostra a evolução das carófitas.
    filo cnidária
animais formados por 2 camadas celulares; sistema digestivo incompleto e possui sistema nervoso formando uma rede difusa no corpo, apareceram no vendiano (proterozóico superior).

    
Seres unicelulares e microbiótas
formas de vida dominante em todo o proterozóico e que apenas deixaram marcas de sua existência no sedimento

    
Reprodução sexuada novidade que surgiu nessa época quando o oxigênio passou a ser vital a esse tipo de seres vivos e logo se sobressaíram em relação aos outros tipos de seres de reprodução assexuada.

    
Bactérias procariontes que se desenvolveram no tiveram que se adaptar ao oxigênio e tornam-se comuns nesse período

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe suas dúvidas e opiniões:

Total de visualizações de página

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *