Bem vindos!!!

Bem vindos ao Jurassic Park! Um blog que vai lhes mandar para o passado para verem criaturas fantásticas e depois lhes trazer de volta ao século XXI para conhecer fatos que ocorreram em misteriosas ilhas à oeste da Costa Rica.

sexta-feira, 29 de janeiro de 2010

Pré-Cambriano:Vendiano

Período do proterozóico, também conhecido como ediacariano foi nesse período que surgiram seres multicelulares de configuração simples como algas, esponjas, cnidários, etc.     Vendiano 
    Quando Charles Darwin escreveu a origem da espécie a maioria dos paleontólogos acreditava que os fósseis animais mais antigos eram os trilobites e os braquiópodes do período cambriano. Muitos paleontólogos acreditavam que formas de vida mais simples deveriam ter existido antes desta, mas que não havia nenhum registro fóssil. Darwin já dizia que deveriam existir fósseis mais antigos, mas que na época não poderiam ser encontrados, contudo expressou a esperança que tais fósseis seriam encontrados algum dia.
      Desde o tempo de Darwin até hoje, a historia fóssil da vida na terra foi datada de até 3,5 bilhão anos atrás. A maioria destes fósseis são bactérias e algas microscópicas. Entretanto, em um período de tempo que agora é conhecido como vendiano, ou ediacarano, que ocorreu entre 650 a 540 milhões de anos, existiram os fósseis macroscópicos mais antigos. Possuíam corpos macios podendo ser encontrados em alguns locais do mundo, confirmando as expectativas de Darwin.
    Estratigrafia 
    O vendiano, chamado ás vezes de ediacarano, faz parte do proterozóico superior. O vendiano não tem nenhuma subdivisão formal nem limite superior distinto. Isto se dá em parte devido ao fato que somente recentemente foi um assunto do interesse dos paleontólogos.
Muitos paleontólogos tinham pouca esperança que os fósseis seriam encontrados em uma rocha assim antiga como o vendiano. Sabe-se que as rochas mais antigas estiveram mais sujeitas as transformações geológicas por isso fósseis dessas épocas são raros.
Hoje, porém muitos fósseis foram descobertos em alguns locais do mundo, um destes lugares é Ediacara na Austrália, de onde deriva o nome ediacariano.
e deriva o nome ediacariano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe suas dúvidas e opiniões:

Total de visualizações de página

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *